
Tratar clientes diferentes de forma diferente implica que o dito “O cliente tem sempre razão”, embora utilizado como mantra de muitos, não pode ser válido. Pense bem. Há clientes que seguramente lhe dão lucro e outros que seguramente lhe dão prejuízo, certo? Como ambos podem sempre ter razão? É claro que a maioria das empresas não sabe quem são eles, mas a ignorância não elimina o fato: as diferenças existem. O dito deve ser mudado para “Alguns clientes sempre têm razão. Mesmo que não tenham.” e “Alguns clientes nunca têm razão. Mesmo que tenham”.
Quem sempre tem razão? Os clientes de maior valor para a empresa, independentemente do que quer dizer valor para a empresa em questão. Claro que esse radicalismo busca apenas tornar as coisas mais claras. Na vida, a realidade não é assim, branca ou preta, mas um espectro de tons de cinza. O que deve ser questionado é como implementar essa máxima. Com que recursos? Mas atenção, diferenciar clientes nunca significa tratar mal qualquer um deles! Significa tratar bem todos e melhor os melhores.
Por Peppers & Rogers Group - Extraído do boletim do Peppers & Rogers Group – www.1to1.com.br
2 comentários:
post muito informativo, já favoritei seu blog, sucesso.
Antes de ter razão as relações entre empresas e clientes deve ser justas, uma relação clara sem surpresas deve ser estabelecida.Empresas que utilizam de artifícios para parecerem mais competitivas não são justas com os seu clientes,logo não tem razão e clientes que mesmo sabendo das condições claras e o motivos de tais condições querem tirar alguma vantagem é injusto logo não tem razão.
Postar um comentário