A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos profissionais de RH. Afinal, através desse recurso é possível identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados nas organizações. No entanto, alguns profissionais questionam-se quais os indicadores que devem ser enfatizados nas questões apresentadas aos colaboradores. Seguem abaixo, sugestões de temas relevantes para serem abordados em uma PCO. Vale salientar que cada organização escolherá os que atenderem suas necessidades e sua realidade.
1 - Comunicação interna.
2 - Feedback.
3 - Transparência nos processos corporativos.
4 - Relacionamento com o gestor.
5 - Integração empresa-colaborador.
6 - Imagem institucional / Orgulho em fazer parte da empresa.
7 - Integração entre departamentos.
8 - Espírito de equipe / camaradagem.
9 - Imparcialidade.
10 - Condições do ambiente de trabalho (limpeza e organização).
11 - Remuneração e benefícios.
12 - Carga horária.
13 - Recrutamento interno / oportunidade de ascensão profissional.
14 - Oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional.
15 - Valorização / reconhecimento profissional.
16 - Estímulo à criatividade.
17 - Empregabilidade.
18 - Segurança no Trabalho.
19 - Qualidade de Vida no Trabalho / bem-estar.
20 - Diversidade interna.
Patricia Bispo - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.
1 - Comunicação interna.
2 - Feedback.
3 - Transparência nos processos corporativos.
4 - Relacionamento com o gestor.
5 - Integração empresa-colaborador.
6 - Imagem institucional / Orgulho em fazer parte da empresa.
7 - Integração entre departamentos.
8 - Espírito de equipe / camaradagem.
9 - Imparcialidade.
10 - Condições do ambiente de trabalho (limpeza e organização).
11 - Remuneração e benefícios.
12 - Carga horária.
13 - Recrutamento interno / oportunidade de ascensão profissional.
14 - Oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional.
15 - Valorização / reconhecimento profissional.
16 - Estímulo à criatividade.
17 - Empregabilidade.
18 - Segurança no Trabalho.
19 - Qualidade de Vida no Trabalho / bem-estar.
20 - Diversidade interna.
Patricia Bispo - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.
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