24 de maio de 2009

Viagem a trabalho estressa executivos, diz estudo

Executivos que viajam a trabalho sob estresse têm pior desempenho nos negócios. É o que revela o estudo "Estresse em Viagens de Negócios Internacionais" desevolvido por Jase Ramsey, coordenador do núcleo de negócios internacionais da Fundação Dom Cabral.

A pesquisa constatou que 92% dos executivos que responderam ao questionário viajam estressados e 82% não se adaptam às diferenças culturais encontradas no país de destino."Quando um executivo brasileiro vai para a China, lugar em que os costumes, a língua e a cultura são muito distintas das vivenciadas por aqui, o grau de estresse é maior", explica o pesquisador.

Ramsey diz que o problema merece atenção porque resulta em prejuízos financeiros para as empresas. Segundo ele, é preciso criar mecanismos capazes de amenizar o estresse como, por exemplo, planejar melhor as viagens e preparar os funcionários para lidar com possíveis imprevistos que podem acontecer no exterior.

Confira as dicas do coordenador para que a viagem de negócios seja tranquila:

Planejamento é fundamental. Faça uma lista com os compromissos que serão cumpridos, defina horários e anote quais são os objetivos dos encontros. Isso ajuda a atingir metas.

Procure dormir bem na noite anterior ao embarque.

Guarde em lugar seguro documentos e dinheiro.

Pesquise os costumes do país de destino.

Após um dia de trabalho, utilize a academia ou piscina do hotel para relaxar. Sair para conhecer a cidade também é uma boa alternativa de lazer.

Desde que não seja algo urgente, não solucione problemas da empresa enquanto estiver longe.

Fonte: PEGN

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