7 de agosto de 2010

Gestão, a diferença está nos detalhes

Um  fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um  jornal:

Estes  quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que  conhecemos.

Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar.  Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome:

Hotel Venetia.

Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou  amavelmente:

"-Bem-vindo ao Venetia!"

Três  minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido  e prático. No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais!

Aquele  homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que  estava com sorte. Mudou de  roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele  local, até então.

Assinou a conta e retornou para quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa!  Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na  lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.. Que noite agradável aquela!

Na manhã  seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu  da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer  automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia:

"Sua  marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo!

Como  eles podiam saber desse detalhe?

De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café. Em  seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal.

"Mas,  como pode?! É o meu jornal! Como eles  adivinharam?" Mais uma  vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual  jornal ele preferia.

O  cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão  acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?

Apenas  ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

Nunca se  falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.

Milhões  são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, Mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas.

O valor das pequenas coisas conta,  e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é  um parceiro importante  !!!

Lembrando  que: Esta  mensagem vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família,  casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para  quem doa e para quem recebe.

Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam desapercebidos.

Fonte: Autor desconhecido

2 comentários:

Para uma empresa que se preza o ponto primordial do seu negócio é o cliente, sem cliente não há crescimento. O texto é espetacular é maravilhoso. Digno de nota a discrição usada pela empresa para descobrir qual o gosto do cliente - fez com que ele realmente se sentisse à vontade, a empatia pelo cliente muitas vezes é um convite oculto para que ele retorne..
Ótimo o texto.

Olá!
Parabéns pelo blog.
Já estou seguindo.
Gostaria de convidá-lo a conhecer o meu também.
Abraços.

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