Falar de cliente, excelência e qualidade no atendimento, postura e comportamento dos atendentes, marketing de relacionamento, entre outros, são assuntos que permeiam o diálogo entre empresários e profissionais da área de vendas, marketing e afins. Livros são publicados constantemente, artigos, palestras, treinamentos, fazem parte desse universo que parece ser tão desafiador sua compreensão e desperta nos gerentes e empresários uma curiosidade ou fonte de desejo como solução para seus problemas de lucratividade, levando-os a promoverem reuniões, cursos, palestras, treinamentos, workshop, aos seus colaboradores, sem uma participação espontânea, mas como forma de sobrevivência na empresa, o que pode ser arriscado.
Constatamos que existem diversos tipos de clientes, e muitos atendentes possui até glossário para defini-los em tom de brincadeira e descontração, sem que o cliente ouça, é claro, e também existem clientes que surpreendem as empresas com seu comportamento; são fiéis, leais, compreensíveis, propagadores da empresa de modo positivo, criam uma relação duradoura com a organização, e quando percebe algo de errado, procura ajudar, pois ele quer continuar a ser cliente, porque seria muito fácil virar as costas e ir para a concorrência, mas ai está à diferença, ele gosta de ser cliente da nossa empresa.
Não importa o setor que a empresa atue, o relacionamento com o cliente deverá ter a mesma importância, mas uma empresa além de cnpj, máquinas, instalações, ela possui algo muito precioso, seus colaboradores, pessoas dotadas de sentimentos, vontades, desejos, sonhos, que irão se relacionar com outras pessoas, e por isso quando uma pessoa trata mal outra pessoa, faz um descaso, deixa esperando demais, discrimina por causa da roupa, penteado ou qualquer outra coisa, tem má vontade em atendê-la, é como se estivesse dizendo, por favor, deixe de ser nosso cliente e vá para a concorrência.
Empresas abrem e fecham suas portas rapidamente, muitas se preocupam no capital aplicado e quando terão o retorno esperado, e muitas vezes o cliente será deixado de lado, como fator secundário para o seu negócio. Clientes, consumidores, compradores, fregueses, muitos são os nomes, mas o peso da palavra cliente é mais acentuado, e encontrá-los nesse mercado competitivo, onde a dificuldade aumenta a cada dia, é algo que poucos conseguem, e fidelizá-los será o próximo passo, mais fácil se encontrar cliente que goste de ser o meu cliente, mas para isso, minha empresa terá que saber retribuir, e muito bem.
Por Jairo César Pereira
Constatamos que existem diversos tipos de clientes, e muitos atendentes possui até glossário para defini-los em tom de brincadeira e descontração, sem que o cliente ouça, é claro, e também existem clientes que surpreendem as empresas com seu comportamento; são fiéis, leais, compreensíveis, propagadores da empresa de modo positivo, criam uma relação duradoura com a organização, e quando percebe algo de errado, procura ajudar, pois ele quer continuar a ser cliente, porque seria muito fácil virar as costas e ir para a concorrência, mas ai está à diferença, ele gosta de ser cliente da nossa empresa.
Não importa o setor que a empresa atue, o relacionamento com o cliente deverá ter a mesma importância, mas uma empresa além de cnpj, máquinas, instalações, ela possui algo muito precioso, seus colaboradores, pessoas dotadas de sentimentos, vontades, desejos, sonhos, que irão se relacionar com outras pessoas, e por isso quando uma pessoa trata mal outra pessoa, faz um descaso, deixa esperando demais, discrimina por causa da roupa, penteado ou qualquer outra coisa, tem má vontade em atendê-la, é como se estivesse dizendo, por favor, deixe de ser nosso cliente e vá para a concorrência.
Empresas abrem e fecham suas portas rapidamente, muitas se preocupam no capital aplicado e quando terão o retorno esperado, e muitas vezes o cliente será deixado de lado, como fator secundário para o seu negócio. Clientes, consumidores, compradores, fregueses, muitos são os nomes, mas o peso da palavra cliente é mais acentuado, e encontrá-los nesse mercado competitivo, onde a dificuldade aumenta a cada dia, é algo que poucos conseguem, e fidelizá-los será o próximo passo, mais fácil se encontrar cliente que goste de ser o meu cliente, mas para isso, minha empresa terá que saber retribuir, e muito bem.
Por Jairo César Pereira
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