5 de junho de 2010

Administrando o futuro a partir do presente

Todos os dias acompanhamos nos meios de comunicação, notícias sobre a crise financeira mundial, e vemos empresas falindo, demitindo funcionários e com isso, cria-se um clima de preocupação em relação ao futuro dos países, das empresas e da população de modo geral, sem contar com o dos nossos filhos. E é comum ouvirmos pessoas reclamando dos governos, dos impostos que são altos demais, dos chefes, dos funcionários, do trânsito, do tempo, da vida...


Reclamar é um costume antigo e presente em todos os povos. Fazer algo da mesma maneira e querer obter resultados diferentes é uma ilusão da maioria das pessoas. Gritar no barulho e querer ser ouvido. Jogar água na plantação depois da chuva. Correr a pé contra alguém de moto são analogias fáceis de entender o quanto muitas pessoas caminham na direção errada ou agem de modo incorreto para a obtenção de suas metas, conquistarem seus objetivos ou na realização de seus sonhos.

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado, onde a vitória não é para os mais fortes, e sim para aqueles que deterem maiores conhecimentos e possuírem habilidades que os tornem profissionais diferenciados, e com isso esses profissionais não estarão na lista dos que reclamam, mas na mira das empresas que disputam os melhores do mercado. O tempo tem sido fator decisivo para muitas pessoas, pois administrar os inúmeros afazeres profissionais e pessoais de modo a proporcionar equilíbrio e qualidade de vida não é tarefa fácil, pois requer disciplina e comprometimento com o seu próprio futuro, ou seja, para que este futuro realmente exista.

A tecnologia tem sido uma grande aliada e posso afirmar que uma excelente ferramenta estratégica para empresas e pessoas que buscam a sobrevivência nesse mercado global, onde barreiras tem sido ultrapassadas e muros derrubados. Hoje é possível se comunicar, trabalhar, estudar, entre outras atividades através do uso dessa ferramenta, e muitas dúvidas, tais como: privacidade, segurança, qualidade tem sido esclarecidas ao passo que aumentamos nossos conhecimentos, sem contar os investimentos no setor.

A partir do momento que passamos a conhecer essas ferramentas, comparar e utilizá-las em forma de investimento para a nossa formação, começamos a administrar o nosso futuro a partir do que fazemos hoje, buscando e filtrando tudo aquilo que é realidade, fazermos tudo com dedicação, comprometimento, buscando a cada dia uma excelência no aprendizado, preservando nossos valores, não terá como caminharmos na direção errada ou simplesmente, colhermos algo diferente do que plantamos. Você concorda ou acha que é mais fácil reclamar e esperar as coisas melhorarem?

Por: Jairo César Pereira

2 comentários:

As pessoas deveriam sim parar de reclamar e começarem a colaborar para o desenvolvimento operacional, funcional, profissional e, até mesmo para o pessoal. Se todos os dias nos perguntassemos: “O que estou fazendo comigo, com minha família, com minha carreira, para ser feliz?” talvez fizesse com que mudassemos nossas perspectivas.. não focando apenas nos problemas que todos em geral temos, mas sim procurando fazer com que felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do cotidiano.

Concordo com a Ana Paula, acho que temos sim que pensar no que estamos fazendo da nossa vida no momento atual, ter mais perspectiva, pensar grande e correr atrás do que queremos. Estudando, trabalhando e fazendo o possivel desde já pra nos tornarmos ótimos profissionais no futuro...
Gosto bastante do blog, estou me formando em ADM e tenho uma dúvida. Queria me inscrever no programa de trainee da Ernst & Young, gostei bastante dos videos do site, e seria bom ler mais sobre o assunto!
beijos

Postar um comentário