11 de abril de 2009

Glossário de administração

A

ACCOUNT EXECUTIVE - contato

AD LIB - do latim ‘à vontade’, sem referência no roteiro, improviso

ADVERTISING - propaganda

AGENT - agente, corretor

AID - auxiliar, elemento de auxílio

ASSEMBLING - concentração de recursos, concentração

AUTOMATIC SELLING - venda automática em varejo feita através de máquina



B


BACK LIGHT - contra luz, nome dado também a painéis luminosos feitos com lonas "Night end Day" (transparentes) que são iluminados por trás


BACKGROUND - experiência acumulada; em cinema e tv se refere a música ou ruídos ao fundo abreviada pela sigla BG


BANNER - bandeirola


BEHAVIOR - comportamento


BELLE ÉPOQUE - expressão francesa que se refere à época situada entre meados do século 19 e a I Guerra Mundial, na qual predominaram o colonialismo, a estabilização da economia, a revolução sexual (com alta dose de luxúria e erotismo)


BENCHMARKING - pesquisa de referências de excelência; copiar o que deu certo


BENDAY - retícula


BENEFITS - benefícios, vantagens


BILLING - faturamento


BIGCLOSE - plano muito próximo que mostra, por exemplo, somente a orelha do ator, dominando praticamente toda a tela


BLUECHIP - ação de alto valor


BLUE SHEET - requisição


BOARD OF DIRECTION - conselho diretor


BRAINSTORMING - técnica de criatividade utilizada com maior número de idéias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados problemas


BOOM - é o período da vida econômica caracterizado por grande procura


BRANCH HOUSE - filial


BRANCH OFFICE - escritório regional


BRANCH STORE - loja filial


BRAND - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo


BRAND IMAGE - imagem de marca


BRAND LOYALTY - fidelidade de marca


BRAND PRODUCT - marca de produto


BREAK-EVEN - POINT - ponto de equilíbrio, ponto de partida, ponto de ruptura,
ponto crítico


BRIEFING - conjunto de instruções, diretrizes ou informações transmitidas, de
forma resumida e por escrito


BROADCAST - em distribuição significa o sistema aberto (horizontal e vertical)


BROADSIDE - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou
revendedores


BROKER - corretor


BUDGET - orçamento


BUYER - comprador


BUYER - SEHAVIOR - comportamento do comprador


BUYNG POWER - poder de compra


BUSINESS - negócios


B2B - ou seja, business to business, de negócio para negócio. Operação comercial realizada entre organizações.





C


CACHÊ - pagamento feito a um artista


CACHECT - pagamento feito a trabalhador avulso


CACO - gíria teatral, improviso com efeito cômico (ou gag)


CALHAU - anúncio que servem para preencher buracos na página, originado por falta de material, erro de calculo do diagramador ou sobra de espaço muito pequenos para outra matéria, podem também serem espaços permutados


CAR CARD - pequeno cartaz que se fixa no interior de veículos de transporte coletivos


CARRY-OVER - transporte


CASE - fato acontecido que serve para exemplo


CASH-AND-CARRY - pagamento na "boca-do-caixa" à vista


CASH-FLOW - fluxo de caixa


CEILING PRICE - preço teto


CEO (chief executive officer) - não se pode traduzir esta expressão da língua inglesa, que não apenas significa "presidente", como nem tem correspondente na hierarquia das organizações brasileiras. Nem por isso, deixa de ser uma expressão-chave, tanto para compreender o funcionamento das empresas estrangeiras (principalmente as norte-americanas) como para entender como diversas empresas tem uma pessoa no cargo de presidente e outra no cargo de CEO.


CHAIN STORE - cadeia de lojas especializadas


CHANNEL OF DISTRIBUTTION - canal de distribuição


CHARGE - cartum, crítica humorística em desenho


CHECK - controle


CHECK LIST - lista de conferência, lista de ordenação


CHECK OUT - caixa registradora de supermercado, balcão de controle


CIPA - (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES) - Organismo criado dentro de uma empresa, por determinação legal, a fim de aplicar e fiscalizar o cumprimento das leis e normas inerentes à prevenção de acidentes de trabalho.


C.I.F. - (COST, INSURANCE AND FREIGTH) - custo, seguro e frete. Na importação de mercadorias, o preço cotado pelo vendedor estrangeiro inclui todos os gastos de qualquer espécie até o porto de destino


CLIPPING - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc


CLOSE-UP - tomada de imagem em primeiro plano


CLOSING DATE - data de encerramento, prazo final


COLIS POSTAUX - encomendas postais


COMISSION HOUSE - casa comissária


COMERCIAL ACTION - leilão comercial


COMMODITH EXCHANGE - associação comercial, bolsa de mercadorias


COMPANY - sociedade americana similar à sociedade anônima brasileira


COMPETITION - concorrência


CONSUMER - consumo


CONSUMER BEHAVIOS - comportamento de consumo


CONSUMER’S COOPERATIVE - cooperativa de consumidores


CONSUMER’S - GOODS - bens de consumo


CONTAINER - cofre/caixa de carga especial, geralmente de grandes dimensões, para transporte de mercadorias. Acoplável a plataforma de caminhão, trem ou navio.


CONTROLER - auditor


COOPERATIVE MARKETING - comércio cooperativo


CONVENIENCE GOODS - bens de conveniência


COPIDESCAR - revisar um texto, melhorando a redação final, eliminando elementos supérfluos.


COPY - texto


COPY DESK - adaptador de textos (a um gabarito)


COPY WRITER - redator


COPYRIGHT - direito de cópia ou direito de reprodução, direito de propriedade
intelectual que tem um autor de uma obra literária


CORPORATION - corporação, conglomerado de empresas com características peculiares
e de âmbito multinacional


COUNTER CAR - pequeno cartaz para ser colocado sobre balcão


CREDIT - crédito


CLUSTER ANALYSIS - agrupamento de variáveis de características semelhantes.


CUSTO POR MIL - em publicidade, define a medida-padrão na relação entre o custo da mídia e a audiência, calculado pela divisão do preço de uma inserção pelo total do público-alvo expresso em milhares (de lares ou pessoas).


D


DAY GLO - tinta luminosa


DEAD LINE - prazo final


DEADLER - revendedor, varejista, concessionário


DELIVER ORDER - ordem para despacho de mercadorias contidas no documento


DEMAND - demanda


DEPARTAMENT STORE - loja de departamentos


DEVELOPMENT - desenvolvimento


DIRECT MAIL - mala direta


DIRECT SELLING - venda direta


DISCOUNT HOUSE - loja de descontos


DISCRETIONARY FUND - fundo discricionário


DISCRETIONARY INCOME - renda discricionária


DISCUSSION INTERVIEW - pesquisa exploratória de profundidade


DISPLAY - material de ponto de venda para exibir produtos. Pode ser: COUNTER (de balcão); FLOOR (de assoalho); WALL (de parede); DISPENSER (de prateleira) e MASS (de grande quantidade de produto)


DISPOSABLE INCOME - renda disponível


DISTRIBUTION - distribuição


DISTRIBUTOR - distribuidor, atacadista


DOOR-TO-DOOR - porta em porta


DOWNSIZING - ‘‘encolhimento’’, redução das atividades de uma empresa ou operação; redução de escala operacional ou administrativa.


DRIVE - esforço, energia, iniciativa, , garra


DRIVE IN - ponto de venda em que os consumidores adquirem produtos ou serviços dentro de um automóvel, sem sair dele


DRUGSTORE - loja de varejo cujo comércio básico é o de drogas mas que possui departamentos ou seções que vendem mercadorias agregadas.


DUMPING - domínio de mercado através de política de preço, prática desleal preços seriam inferiores ao custo


DUTY-FREE - estabelecimentos comerciais instalados em aeroportos internacionais que
vendem produtos estrangeiros com isenção de taxas alfandegárias (zona franca/ free-shops)





E


ENDOMARKETING - a filosofia do marketing aplicada dentro da organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltado para dentro


EMPOWERMENT - processo de repartir poder com os empregados, aumentando desse modo sua confiança em suas habilidades para desempenhar seus cargos e sua crença que são contribuintes influentes para a organização


ENVIROMMENT - meio ambiente


EQUIPMENT - equipamento


EXCLUSIVE OUTLER SELLING - venda exclusiva





F


FRABRICANTING MATERIAIS - produtos semi-acabados


FADS - produto de rápida aceitação no mercado e de rápido desaparecimento


FAER - feira


FAIR PRICE - preço justo


FAIR TRADE - preço obrigatório, venda a varejo, preço fixo


F.A.S. - (FREE ALONGSIDE STEAMER - livre ao costado do navio). O costado do navio é o ponto de destino e a partir dali todas as despesas posteriores e também todos os riscos correm por conta do comprador.


FEE - taxa de serviço


FEED BACK - retroinformação, realimentação e de informações


FEELING - capacidade de assimilar, sensibilidade, sentimento


FIELD - campo


F.O.B - (FREE ON BOARD - livre a bordo) - sistema de cotação de preço em que o comprador se responsabiliza pelo pagamento dos custos de transporte


FOLDER - peça promocional em papel dobrável


FOLLOW UP - acompanhamento


FORECASTING - previsão


FRAME - em cinema ou tv: área total limitada pela câmara, quadro


FRANCHISE - franquia


FREE LANCER - trabalhador autônomo





G


GATE FOLDER - encarte dobrável, de várias páginas, para revista


GENERAL STORE - loja de secos e molhados, sem departamentos


GESTALT - teoria psicológica que procura estabelecer o conhecimento integrado e global de uma percepção


GIMMICK - ponto de atração de um anúncio diferencial


GOOD - bom


GRADING - fixação de padrão de qualidade de uma mercadoria - classificação


GROSS BILLING - faturamento bruto





H


HANDICAP - desvantagem, imposição, a um opositor


HARDWARE - maquinaria pesada


HEADLINE - título


HEAVY USERS - grupo de consumidores de determinado bem


HEDGING - sistema de reguarda em transações a termo


HOLDING - empresa sem nenhuma atividade comercial direta e cujo patrimônio está investido em ações ou quotas de outras sociedades


HOUSE ORGAN - orgão (revista ou jornal) interno de empresa




I


IN DOOR - interno, cartaz de propaganda para uso em interiores


INDEPENDENTE STORE - loja independente


INDUSTRIAL GOOD - bem industrial, bem de produção


INDUSTRIAL STORE - cantina ou loja dentro de uma indústria


IN GROUP - dentro do grupo, integrado no grupo


INPUT - entrada, insumo


INSIGHT - compreensão do relacionamento dos meios com os fins, estalo


INSURANCE - garantia, aval


INVENTORY CONTROL - controle de estoque





J


JINGLE - propaganda gravada, contendo música e texto, destinada a veiculação radiofônica


JOBBER - atacadista, distribuidor


JOB DESCRIPTION - descrição de tarefa ou de trabalho


JOINT VENTURE - subsidiária compartilhada por duas ou mais empresas, tanto local quanto
internacionalmente


JOINT VENTURE - fusão entre empresas ativas


JUST IN TIME (JIT) - sistema que requer sublinhas e componentes para serem fabricados em lotes muito pequenos e entregues ao estágio seguinte do processo produtivo exatamente nas condições necessárias





K


KNOW HOW - acerto de conhecimentos, experiências acumuladas, conjunto de habilidades





L


LAYOUT - esboço de anúncio


LEAD - parágrafo inicial de uma notícia que resume o fato principal


LEARNING ORGANIZATION - organização "apendente", a organização que está sempre aprendendo


LEASING - cessão de mercadorias através de um sistema de locação, em que o locatário tem opção de compra


LAGHT USERS - consumidores esporádicos


LINK - ligação


LINE - linha, posição que atua de forma executiva


LIVE AND LET LIVE - técnica de formular preços tomando por base os custos mais altos do ramo


LOSS LEADER - produto de combate


LOGOMARCA - ou apenas marca, símbolo visual, figurativo ou emblemático identificador de uma empresa


LOGOTIPO - símbolo constituído por palavras ou grupo de letras, que identifica visualmente uma empresa





M


MAGAZINE - loja onde se vende vários artigos e mercadorias


MALLING LIST - relação de nomes para mala direta


MAID ORDER - reembolso postal


MAIL ORDER HOUSE - empresa especializada em venda pelo correio


MAKING OF - registro em vídeo ou em película, de um produto audiovisual, ou seja, documentário daquilo que acontece nos bastidores de uma produção. A câmara atrás da câmara (truques, erros etc..)


MANAGEMENT - administração


MANCHETE - título em destaque, título principal numa edição de jornal


MANUFACTURE AGENT - são agentes que trabalham determinados produtos de um fabricante, representando várias indústrias não concorrentes


MANUFACTURE’S STORE - loja de fabricantes


MARK DOWN - é o processo de marcação de preços com margem inferior ou sem margem para atingir mais penetração no mercado


MARKET - mercado


MARKET ANALYSIS - análise de mercado


MARKET POTENCIAL - mercado potencial, mercado global


MARKET SEGMENTATION - segmentação de mercado


MARKET SHARE - participação no mercado, potencial de vendas


MARKETING - comercialização, mercadologia, mercadização, mercadagem - "execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até os consumidores finais". (A.M.A.)


MARKETING BUDGEST - orçamento mercadológico


MARKETING COOPERATIVO - comercialização cooperativa


MARKETING FUNCTION - função mercadológica. "Atividade única e importante, inerente
ao processo de comercialização". (A.M.A.)


MARKETING MANAGEMENT - administração mercadológica


MARKETING MIX - composto mercadológico


MARKETING PLAN - plano mercadológico


MARKETING PLANNING - planejamento mercadológico


MARKETING POLICY - política ou diretriz mercadológica


MARKETING RESEARCH - pesquisa de mercado, pesquisa mercadológica


MARKUP - margem bruta, e o processo para adicionar uma margem aplicada ao custo-base
para determinação de preço


MASS COMUNICATION - comunicação de massa


MERCHANDISING - "operação de planejamento necessária para se por no mercado o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidades certas e a preço certo". (A.M.A.) "Apoio logístico às operações de Marketing".


MERCHANT - comerciante


MIDLEMAN - intermediário, agente


MIDIA - meio ou veículo de propaganda


MISSIONARY SALESMAN - vendedor missionário, propagandista


MIX - composto


MOBILE - display pendente


MOTIVATION RESERCH - pesquisa motivacional





N


NATIONAL BRAND - marca nacional


NEED - necessidade


NEW PRODUCT - produto novo





O


O & M - Organização e Métodos


OFFSET - processo de impressão em que o texto e as ilustrações são produzidas numa
única chapa


ON-LINE - ‘‘em linha’’, em informática dispositivos periféricos que estão sob controle direto de uma unidade central de processamento ou em comunicação com ela.


ONE-SHOT - peças de propaganda veiculadas só uma vez, devem ser concebidas para gerar grande impacto.


OPEN MARKET - mercado aberto, faculdade livre exercício de mercado, geralmente concedida a instituições financeiras


ORDER CALL RATIO - número de pedidos obtidos por visitas


OUTDOOR - fora da porta, propaganda ao ar livre, cartaz de propaganda para uso externo


OUT GROUP - fora do grupo, não integrado no grupo


OUTPUT - saída, resultado


OVERHEAD - diferencial entre o preço e o custo; despesas gerais


OVER LAPPING - sobreposição





P


PACKAGING - embalagem


PAST-UP - aportuguesando - peistape - equivalendo a montagem, processo de preparar uma página, livro, anúncio ou qualquer trabalho gráfico destinado à impressão


PAYOFF - medidas quantitativas de resultados


PERMUTA - negociação de espaço ou de tempo de um veículo (midia), em troca de produtos ou serviços do anunciante


PERSONAL SELLING - venda pessoal


PHYSICAL DISTRIBUTION - distribuição física


PLACE - distribuição


PLUS - algo mais diferenciador


POOL - reunião de serviços ou empresas


PORTIFOLIO - álbum de apresentação dos produtos ou serviços de uma empresa a seus clientes


PREFERENCE GOOD - bem preferencial


PRESELLING - venda antecipada


PRESS RELEASE - notícia distribuída para divulgação graciosa


PRICE CUTING - corte de preço


PRICE LEADER - líder de preço


PRICING - determinação de preço, tomada de preço


PRIVATE BRAND - marca privada ou particular


PRODUCT LIFE CYCLE - ciclo de vida do produto


PRODUCT LINE - linha de produtos


PRODUCT MIX - composto de produtos


PRODUCT PRESTIOLIO - carteira de produtos


PROPAGANDA - comunicação comercial paga, de caráter persuasivo, em massa, que se manifesta através de diversas formas nas quais quem anuncia se identifica na mensagem; é realizada nas várias midias existentes


PROPAGANDA SUBLIMINAR- método proibido de se promover um produto, pois se utiliza de processos subconscientes


PROFIT - lucro


PURCHASE - compra


PURCHASING POWER - poder de compra, poder de barganha, poder aquisitivo


PROSPECT - provável consumidor


PUBLIC RELATIONS - relações públicas


PULL - estratégia de puxar os consumidores finais para os pontos de venda para que eles adquiram determinados produtos, através de propaganda e promoção de vendas agressivas


PUSH - estratégia de pressionar os atacadistas e distribuidores através de vendedores e de promoções, a fim de levá-los a empurrar as mercadorias aos consumidores finais





Q


Q.P. - quadro parado, em cinema ou tv cena sem movimento


Q.I. - quociente de inteligência


Q.E. - quociente emocional





R


RACK JOBBER - atacadista que vende direto ao consumidor final, utilizando pontos de vendas de terceiros, através de exibidores (ou máquinas) próprios; atacadista por consignação


REAL TIME - tempo real


RANDOM - aleatório


RECALL - memória, recordação, teste de pesquisa de mercado baseada na recordação espontânea de uma mensagem publicitária, serve para medir sua eficácia


RELIABILITY - margem de segurança, em pesquisa de mercado


RELEASE - texto informativo distribuído à imprensa para ser divulgado entre o noticiário


RENTAL - aluguel


REPLAY - repetição


REPRINT - reprodução


RESALE PRICE MANTENANCE - obrigação de manter o preço de revenda


RESEARCH - pesquisa


RESIDENT BUYER - comprador local


RETAIL - varejo


RETAIL STORE - loja de varejo


RETAILER - varejista


RETAILING - ação de varejo


RIGHTSIZING - esforço bem-sucedido para alcançar porte apropriado, em que a empresa opera mais eficazmente


R.O.I. - taxa de retorno sobre investimento


ROLE PLAYING - dramatização, vivenciamento de papéis


ROUGH - rascunho


ROYALTIES - o que se paga por uso de um prestígio/marca/técnica já conquistado por outro





S


SALES - vendas


SALES AIDS - materiais acessórios de vendas


SALES ANALYSIS - análise de vendas


SALES BUDGET - orçamento de vendas


SALES FORECAST - previsão de vendas


SALES MANAGEMENT - administração de vendas


SALESMAN - vendedor, viajante, representante


SALES PLANNING - planejamento de vendas


SALES POTENCIAL - potencial de vendas


SALES KIT - kit de vendas


SALES TESTING - pesquisa de vendas


SALESWONAN - vendedora


SCRIPT - parte escrita de um programa de rádio ou tv


SELECTIVE SELLING - venda seletiva


SELF SELECTION - auto-seleção


SELF SERVICE - auto-serviço


SELLING - ação de vender, venda


SELLING AGENT - agente de venda representante comissionado


SERVICES - serviços


SHARE OF MARKET - quotas de mercado


SHARE OF MIND - parcela de lembrança que uma pessoa guarda de certo produto ao
receber um estímulo de compra


SHEDULE - calendário de publicação de anúncios, inventário


SHOPPING CENTER - conjunto planejado de lojas de varejo, construído, operado e controlado de forma adequar e facilitar as compras; centro comercial


SHOPPING GOODS - bens de compra comparada


SKIM THE KARKET - desnatar o mercado. Técnica de lançar um produto a preço alto e quando ele deixa de ser novidade, diminuir a nível mais popular


SLIDE - fotografia para projeção parada


SLOGAN - frase curta, de efeito, de fácil memorização, que identifica ao produto anunciado


SOFTWARE - tecnologia, conjunto de programas que orienta os sistemas de controle


SKUNKWORK - equipe de projeto que consiste de oito a dez pessoas designadas a produzir um produto novo ou inovador


SPECIALITY GOODS - bens de especialidade


SPECIALITY STORE - loja de especialidade


SPOT - anúncio gravado, só texto, sem parte musical


STAFF - assessoria


STAND - peça de metal ou madeira que serve como expositor


STANDARD - padrão


STANDARD OF LIFE - padrão de vida


STATUS - posição social


SOTCK CONTROL - controle de estoque


STORAGE - armazenagem


STORE AUDIT - auditoria de varejo


STORY BORD - roteiro de filme contado através de vários desenhos (quadros) que descrevem as cenas ou tomadas principais


SURVEY - investigação superficial do mercado


SUPERMARKET - supermercado


SUPERCLOSE - plano muito próximo que mostra, por exemplo, somente a cabeça do ator, dominando praticamente toda a tela


SUSTAINED GROWTH - expansão econômica de forma constante


SYNECTICS - associação de idéias aparentemente irrelevantes





T


TABLE TOP - comercial filmado para televisão ou cinema, sem animação


TAILOR MADE - feito sobre medida


TAKE-OFF - decolagem


TARGET - alvo


TARGET MARKETING - objetivo mercadológico


TASK - missão, ocupação


TAX - imposto, taxa


TEASER - anúncio sem identificação de produto para provocar curiosidade


TIMING - tempo, duração de tempo, planejamento de tempo


TRADE MARK - marca registrada


TRADING - comércio


TRADING AREA - área de comércio


TRADING COMPANY - empresa especializada em comércio exterior ocupando-se da importação e exportação


TRADING DOWN - técnica mercadológica que consiste no colocação de variedades de preços mais baixos visando capitalizar conceito de um produto mais caro


TRADING UP - técnica mercadológica para aumentar o prestígio de um produto


TRAINEE - treinamento (a pessoa que está recebendo treinamento)


TRAVELLING - deslocamento da câmara durante uma tomada, com o equipamento posicionado sobre um carrinho apropriado para tal finalidade, chamado DOLLY, ou sobre um veículo similar. obs. o termo é usado também, por profissionais e leigos, para designar a plataforma com rodas que se desloca sobre trilhos.


TROUGH OUT - através, processamento dentro da empresa


TRUST - controle de mercado


TURNOVER - rotação de pessoal





U


ULTIMATE CONSUMER - consumidor final





V


VALOR-NOTÍCIA - um acontecimento se mede por seu valor-notícia, se desperta ou não o interesse do grande público, o jornalista vai ou não publicar


VALUE ANDEY BY MARKETING - valor adicionado


VALUE ASSED BY MARKETING - valor acrescido pelo marketing


VARIETY STORE - loja de variedades, bazar


VINHETA - cena isolada de um filme ou uma animação com o nome (marca) ou a embalagem do produto, de curta duração, aproximadamente 5 segundos





W


WARRANT - título nominativo, transmissível, de garantia pignoratíca


WHOLESALER - atacadista





Z


ZOOM-IN - acréscimo da distancia focal da lente da câmara, com lente zoom, resultando na ampliação da imagem, e dando ao espectador a impressão de aproximação do elemento que está sendo filmado


ZOOM-OUT - diminuição da distancia focal, resultando na redução da imagem, e dando ao espectador a impressão de distanciamento.

0 comentários:

Postar um comentário