29 de abril de 2009

O tempo que não administramos

Você já reparou que o nosso tempo está cada vez menor? Notou que os meses estão voando, os dias encurtando, as horas desaparecendo, e, quando olhamos o relógio, o nosso dia chegou ao fim e nem terminamos o que precisávamos fazer, acumulando trabalho, atrasando compromissos ou deixando de fazer algo pessoal por administrarmos mal o nosso tempo?

Administrar é algo tão antigo quanto a própria história da humanidade, e o tempo foi fator primordial para as civilizações, pois através dele que se basearam muitas histórias, pois o tempo foi a base para planejamentos; no caso de quantos dias ficariam no mar, para levar mantimentos e demais suprimentos. Serviu de estratégia; para no cair da noite ou de madrugada, surpreender e derrotar os inimigos enquanto descansavam. Serviu de motivação; em forma de promessa, chegará o tempo que deixarão de serem escravos.

E assim foi, a palavra tempo, com tantos significados, para muitos povos, tribos, pessoas, cada um carregando uma forma de lidar com essa palavra, que no passado, era um grande aliado, hoje, em pleno século 21, tira o sono de muitos. Pois ele faz empresas perderem clientes, empregados perderem seus empregos, pais perderem a admiração dos filhos porque não foram assistir sua apresentação de dança na escola ou chegaram quando tudo terminou, porque não teve tempo de chegar antes...

O que será que estamos perdendo? Que importância damos a essas perdas? Como administramos o nosso tempo? O dia tem 1.440 minutos, e todos são muito preciosos para serem desperdiçados. Trabalho, família, religião, amigos, lazer, estudo, são tantas áreas de nossa vida que precisamos cuidar, que parece que não vamos dar conta do recado. O importante é nos dedicarmos o máximo em tudo, de modo que o nosso tempo seja bem aproveitado onde estivermos, e isso é ser inteligente, e usar essa inteligência é administrar o tempo que temos.

Será que chegou o tempo de planejarmos nossas vidas para o sucesso de uma maneira estratégica, procurando a motivação necessária para não só administrar esse tempo, mas nos tornarmos amigos dele?

Por: Jairo César Pereira

2 comentários:

verdade mesmo nosso tempo esta cada vez mais curto...praticamente ja não se faz mais nada nas 24 horas que temos...pois acho que sim ,talvez prescisamos mesmo planejar nossa vida..nosso dia a dia...para que possamos dar conta de todos nossos deveres durante o dia...pois esta cada vez mais dificil ter tempo para os afazeres...ja não se faz mais nada no tempo...e sempre tudo atrasado, na correria...bom pelo menos eu sou assim...sinto necessidade de ser mais organizada, de planejar minhas tarefas,vamos ver se melhoro isso...rsrsr...

Administração do tempo é algo fundamental em nosso cotidiano. É quase que normal em nossa rotina diária, ouvir as pessoas dizerem que estão atrasadas, que o dia é muito curto, que não dá tempo para fazer o que realmente se precisa.

Mas será que a culpa realmente é do “tempo”, ou o nosso “tempo” que esta sendo mal administrado?

Acredito que planejamento seria a palavra ideal para descrevermos a “Administração do tempo”. Pois não só na vida pessoal, mas também na vida empresarial é necessário que saibamos planejar para podermos de certa forma obter êxito em nossas atividades diárias.

A partir do momento em que começarmos administrar nosso tempo, conseqüentemente conseguiremos obter mais sucesso tanto na vida pessoal, como empresarial.

Já ouvimos em algum momento pessoas dizerem, como é possível gerenciar o tempo de forma eficaz? Por incrível que pareça, existe uma maneira bem simples que te ajudará e muito na administração do seu tempo.

Essa maneira seria comprar uma agenda e começar anotar tudo o que precisa fazer no seu dia. Parece até brincadeira, mas esta é uma das ferramentas de que quando usadas corretamente, de imediato veremos um ótimo resultado em produtividade no fim do dia. (digo isto por experiência própria).

Para concluir podemos dizer que a partir do momento que começarmos a trabalhar em conjunto com o tempo, e soubermos administrar cada minuto que passa, estaremos mais satisfeitos e conseguiremos cumprir toda as nossas obrigações...

Postar um comentário