Em um cenário no qual os consumidores possuem muito mais possibilidades de escolha, as empresas podem ser embaladas por modismos ou mudanças repentinas. No entanto, implementar um projeto de branding exige estratégia e planejamento, além do envolvimento de todos os profissionais da organização.
A marca deve estar inserida no pensamento estratégico da empresa e em todas formas de relacionamento da organização com os seus diferentes públicos, a começar pelos próprios indivíduos que fazem parte desta organização. Muitas vezes é preciso implementar transformações que visam, exatamente, gerar aumento de performance e trabalhar a própria percepção de valor da marca.
O grande segredo é entender a relação da marca com o público. Para isso, o primeiro passo é compreender o que chamamos de "inspiração da marca". Ou seja, precisamos conhecer sua razão de ser, o seu propósito, identificar os seus valores e que tipo de relação é estabelecida com o público.
A partir desta análise, é possível definir o que chamamos de "Proposta de Valor da Marca". Neste caso, o objetivo é mostrar como a marca deseja ser percebida por seus públicos e qual é o posicionamento que quer assumir no mercado. Somente com a avaliação do cenário atual é da definição da proposta de valor é que podemos iniciar os próximos passos.
Na arquitetura da marca, avaliamos como o portfólio deve ser organizado para proporcionar maior atratividade e sinergia. Para cada produto, há um público específico que deve ser atraído pela proposta de valor da marca. Por meio da "Experiência da Marca", precisamos planejar como potencializar a geração de valor em todos os momentos em que a marca se relaciona com os seus diferentes públicos.
Somente após toda esta análise e planejamento é que podemos iniciar a gestão da marca. E para que seja eficaz, a gestão deve envolver todas as pessoas da organização. É preciso definir como engajar e capacitar os profissionais de acordo com os princípios e as estratégias definidas para a construção de uma marca de valor.
Seguindo todas estas etapas, podemos afirmar que um projeto de branding é muito mais que a simples revisão de uma logomarca ou da avaliação de percepção de valor do consumidor. Um projeto de branding é essencial para ganhar market share, melhorar o relacionamento com o público, aumentar a percepção de valor da marca e, consequentemente, a otimização dos investimentos de comunicação e marketing. Ou seja, investir em branding é ganho de eficiência e de qualidade na gestão da organização.
Por Lucas Reñe Copelli - www.administradores.com.br
1 comentários:
Excelente artigo, parabéns.
A marca, além de assinatura e fator de diferenciação, constitui-se no ativo mais completo de uma empresa.
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