9 de maio de 2011

A inovação na era da informação

Desde os primórdios da humanidade o homem passa por constantes mudanças, e a inovação ao longo do tempo tem sido o ingrediente para tamanha evolução. A luta pela sobrevivência e a conquista de novos paradigmas serviram para que ideias surgissem a partir de necessidades, ambições e sonhos.
E para que tantas descobertas ocorressem não bastou apenas à criatividade e inovação, mas a grandeza e riqueza de informações para garantir o empenho necessário na busca e conquista do novo, onde hoje nos proporciona inúmeros benefícios, tais como: conforto, segurança, praticidade, escolhas, evolução, entre outros.


Muitas empresas abrem e fecham suas portas na mesma velocidade, e em diversos casos não entende o motivo no qual o negócio deu errado. Empresários e até mesmo gestores batem no peito e afirmam que saíram da mesmice e inovaram, fizeram o que seus concorrentes não faziam. Analisando a fundo esta inovação, conseguimos identificar a ausência de um ingrediente, a informação. Não basta criar um produto ou serviço e sair à procura de compradores, pois o mercado não funciona assim, é necessário informar-se sobre seu público-alvo, suas necessidades, anseios, desejos, e como atendê-los de forma rápida, eficiente, oferecendo qualidade e preço acessível.
Parece uma dica simples, mas a verdade é que na atual conjuntura econômica, onde o capitalismo massacra o mercado consumidor, faz com que empresas se reinventem para garantir sua sobrevivência, e concluímos que não basta apenas inovar, é preciso deter as informações necessárias, transformá-las em conhecimento e definitivamente entender que não é a empresa que vende e sim o cliente que compra.

0 comentários:

Postar um comentário