Você já notou quando somos mal interpretados e a situação fica crítica, disparamos essa famosa frase “não foi bem assim que eu falei”. É muito comum nos concentrarmos em atividades rotineiras, tecnologias, manter-se atualizados, cuidarmos da própria aparência e tantas outras coisas que nos desafiam todos os dias, e esquecemos de um detalhe que faz toda a diferença, a comunicação.
Muitas vezes pensamos que as pessoas adivinham nossos pensamentos. Acreditamos que em um simples olhar a outra pessoa já entendeu, e também se falarmos meia dúzia de palavras já fomos entendidos e tudo vai dar certo. E com isso surge outro problema, o retorno que temos desta ação. E na maioria das vezes não é muito agradável.
Pensamos de um jeito, chegamos até a visualizar o que queremos, mas na hora de pedir, explicar o que desejamos não conseguimos por pra fora com a mesma perfeição que imaginamos. Por que será que isso ocorre? Por que será que é tão difícil expormos nossas idéias? A explicação é muito simples, falta de paciência. E essa falta não acontece de uma hora para outra, mas vem acumulando-se com o passar do tempo e por causa da rotina diária, dos desafios constantes, pressão, cobranças de todos os lados, escolhas que fazemos diariamente e cada vez em um tempo menor, nos torna seres humanos impacientes com o próximo, e diria até consigo mesmo.
A falta de paciência nos proporciona muitas falhas, principalmente em nossa comunicação. Com isso, não adianta chorar o leite derramado, o tempo gasto, o desperdício de tempo ou material, ou quem sabe a perda de uma amizade, e por ai vai. Comunicar-se bem é algo que vamos conseguir refletindo sobre isso e acima de tudo praticando. Observar o nosso jeito, o nosso pensamento, nossas idéias, nossas falas, refletirá nossa imagem nos olhos dos outros, e como será essa imagem? De dúvida ou de entendimento? Decida você, ou melhor, explica você...
0 comentários:
Postar um comentário